caricaturas

De tempos a tempos os australianos brindam-nos com estereótipos para fundamentar as suas crenças e interesses mais profundos. Geralmente quando as coisas não lhes correm muito bem. Este ano o cozinhado já entrou em lume brando e prende-se com um facto praticamente decidido: o título mundial vai sair da Austrália. Ora as reacções são à suposta "invencibilidade" competitiva dos brasileiros e europeus, esquecendo-se do facto de que há mais de 5 anos que o título não sai do pacifico. As explicações não poderiam ser mais caricatas mas têm um propósito muito claro. Ora alega a riptide que os europeus são atletas com regimes de treinos pesados, capazes de acordar pela "madrugada" para "surfar 30cm onshore", com um treinador na praia "dando-lhe indicações", e constantemente a "treinar heats". É esta a explicação para o ben player não levar o título este ano. Somos todos rockys balboas com um fito supremo que nos leva a suportar as agruras desta vida, derrotar australianos.
Mas, continua a revista (e aqui é que vem a coup de force), o bodyboard não é isto, o boogie é uma arte que se prende tanto com puxar os limites em ondas sobrenaturais, como aprimorar o estilo das linhas. E nisso, eles são os melhores. Os australianos não ligam a este indigno teatro, os aussies, vêm o bodyboard como uma arte, não competição.
Ora esta! Depois de nos últimos anos termos gramado com loas aos títulos australianos e à invencibilidade natural aussie, eis que em ano de jejum aparece-nos uma nova : o bodyboard é uma arte, e competição não é arte. Esta é a sua pusilanime jogada, nunca conceder derrota. Os australianos são viciados em vencer, e vão ficar sempre por cima. Quem os acusar de superioridade está equivocado, eles são realmente superiores, pelo menos na sua cabeça. E é isso que os vai fazer ser sempre melhores. Os portugueses, esses são o contrário, mas isso vai ser tema do próximo post.

6 comentários:

Anónimo disse...

Que eu saiba os Australianos têem 1/3 de probablidade de levar o título este ano.. e já andam a cantar derrota? lol :)!
Anyway, força GT!!!

Anónimo disse...

Quando fores um editor respeitado numa grande revista, por favor não deixes de escrever neste blog sobre bodyboard!!

Abraço,
Tiago Lai

Anónimo disse...

aha amigo tlai, ao contrário da respeitabilidade por si oscilante, as minhas aspirações ficam-se mesmo por aqui. abraço hugo

Pedro disse...

nao sejas um falso modesto ...o teu sonho é ir para a australia editar uma revista :p

Anónimo disse...

olha o futuro editor de fotografia da surf portugal!

Anónimo disse...

o teu sonho é exportar a ride it para a Austrália!