Outro dia, um programa muito interessante na rtp2 (a tal que vai fechar) sobre neurociências, tentava explicar a razão pela qual as pessoas gostam de ser espectadores. Claro que pensei logo em bodyboard e elevei o volume...
Para além do entretenimento há uma explicação biológica para a qual as pessoas prescindam muitas vezes da actividade em si para apreciar um pouco do desporto mais praticado em todo o mundo: o de sofá. A razão parece estar numa parte especial do cérebro mais especificamente nos neurónios-espelho. Estes neurónios estão especialmente activos quando observamos alguém a concretizar uma acção. Através deles estamos não apenas a "ver" mas também a "fazer" visto que neurológicamente não há grandes diferenças entre estas duas acções. Quer isto dizer que quando paramos para ver o pitaça a mandar um invert daqueles também no fundo estamos a partilhar tudo o que o envolve. Obrigado pitaça.
Por outro lado estes neurónios parecem ter um papel importante na aprendizagem. Quanto mais atenção damos a observar um comportamento mais provavelmente vamos imita-lo. Isto explica a massificação de churchills nos últimos anos mas também traz alguns problemas inerentes: a proporção correcta entre o individual e a cópia. Infelizmente por experiência própria garanto-vos que ver filmes do hardy não vos vai fazer andar como ele, mas convém sempre guardar um espacinho para pensar que o bom disso é sermos todos obrigatoriamente diferentes.
mais info sobre os neurónios-espelho: aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário