novos voos

Este fim de semana é o campeonato europeu em peniche. Ao contrario das previsões catastrofistas o mar terá bastante boas condições, apenas não será supertubos. Afinal mais de 1.5m com força e vento offshore no baleal ou mesmo nos belgas não é todos os dias. A peninsula de peniche pela sua configuaração geográfica permite bem mais do que uma opção apesar das atenções estarem invariavelmente viradas para a praia de supertubos.

Isto leva-me ao proximo paragrafo que é exactamente o de ter andado a pensar onde seria o melhor sítio para acolher uma etapa do mundial em Portugal fora das etapas de verão. A resposta é mesmo essa, em Peniche. Portugal ao contrário de outros países não possui um padrão de ventos constante e a ondulação varia também bastante, dependendo das tempestades vindas da irlanda ou do oeste atlântico. Fazer uma etapa em arica, na indonésia ou em puerto escondido, é bastante fácil e previsível. Os ventos são quase sempre iguais, e as ondulações constantes e consistentes. Em Portugal o caso muda de figura, se temos de lidar com ventos imprevisíveis a única arma é existirem vários trechos de costa com orientações diferentes. O mesmo se aplica ao swell.

Muitas pessoas dirão que a Ericeira ou a Nazaré seriam hipoteses infinitamente mais excitantes, e eu até concordo, mas Peniche é a localização mais consistente que temos em Portugal sem ter que recorrer ao incrívelmente complicado "período de espera". Lembro que o penúltimo special edition teve um periodo de espera de mais de um mês para ter as condições correctas. O facto de ser um campeonato "de inverno" também abona a favor de peniche por ser uma cidade vocacionada para o túrismo de ondas "all year round", algo impossível por assim dizer de concretizar noutros sítios em que o inverno torna as condições de mar realmente pouco convidadoras e por consequência as probabilidades de financiamento de um evento de praia também mais infimas.

O único problema é mesmo o peso subdimensionado que o bodyboard tem em Peniche. Acredito mesmo que a única razão de existir este europeu seja a de que o campeão em título seja local da terra. Um dado revelador é de que a loja de bodyboard com mais peso em Peniche.. não se encontra em Peniche. É a surfoz nas caldas da raínha. À semelhança da Ericeira, também em Peniche se encontram forças de bloqueio e a competição pelo mercado (pelo mercado dos patrocinios também) é mais feroz. Repetindo o que disse anteriormente acho que faz todo o sentido que haja uma etapa que reconcilie os portugueses e os europeus em geral com o circuíto mundial. Uma etapa á imagem do mundial de surfe em mundaka. Supertubos tem também um peso enorme no meio mundial do bodyboard. E ao contrário de Mundaka, está rodeado de dezenas de alternativas para todas as condições. Esperemos que este europeu seja um sucesso absoluto. Para que desperte novos voos.

7 comentários:

Anónimo disse...

1,5m offshore? Será? Não tenho ideia do lagide funcionar assim tão bem com essas condições.. esperemos que sim!

Anónimo disse...

1.5 é o máximo que o lagide aguenta, talvez vá estar mais do que isso porque a ondulação vai estar bem de noroeste com força, o que significa muito bom no baleal, por isso...

Anónimo disse...

Espero que tenhas razão. Conheço relativamente bem Peniche e tenho dúvidas que esteja assim tão grande, mesmo nos Belgas...

Anónimo disse...

Bem me parecia que não ia tar bem assim.. teve 0,5m glass de manhã

Pedro Soares Lourenço disse...

por falar em special edition, há noticias se teremos (ou não) o evento este ano?

Anónimo disse...

Esperemos que sim, em 2009!
O special edition é de 2 em 2 anos... 2003 2005 2007 e esperemos que continue em 2009!

Anónimo disse...

Posso dizer com (muito) bom grau de certeza que está a ser planeado para 2009. Em 2008 podemos tirar o cavalinho da chuva. Aliás, se tal fosse o caso, já há muito que saberíamos das movimentações.