resposta pessoalizada

"O que é isso de ser "O melhor do Mundo"? Na bola o melhor do mundo será algo perto de alguém que marca mais golos (!!!!????). Mas o surfar como se mede essa classificação? Será que o melhor do mundo não poderá ser alguém que não se conheça ou que não ande no super tour? Para que serve essa classificação de "O melhor do mundo"?"

carlos m. face a tua intriga legitima e já que o mundo é pluridimensional e complicado eu esclareço. Tal como o personagem do filme eu não me posso dar ao luxo de adivinhar, "eu tenho um método". Se é o melhor ou não não é relevante. Aliás pouca coisa é realmente relevante neste mundo incluíndo a nossa vida, no entanto não é isso que nos impede de formular juízos de valor, que é o uma das caracteristicas que nos separam dos simios. Mas estou a divagar, dizia eu que tenho um método. Pois bem ele consiste em três vectores! Um na constatação empírica humana da técnica do visado. Existem indivíduos que conseguem efectuar gestos que ultrapassam a maioria dos comuns. Por genética, treino adquirido isso não interessa, é um facto. Dois pela percepção estética da forma do gesto. A verdade é que cada movimento tem uma função ("a forma persegue a função") dizia o tio mike, no entanto existem diversas formas de se atingir a mesma função. A mais aprazível estéticamente (e a estética é outras das caracteristicas que nos separam dos símios mas adiante) merece a minha mais alta consideração. Três através do crívo da ciência. O método cientifico da avaliação da performance de um atleta é a competição. Imperfeito sim, mas válido, tal como todos nós e as nossas imperfeitas opiniões. Isso não impede no entanto que as tenhamos, são uma benção, de deus ou da evolução, por isso não tenham medo de as usar. Há mais profundidade numa boa opinião mesmo que errada do que na eterna interrogação pedante de quem não tem nada para dizer apenas não concorda com não sei o quê. A função de uma opinião é consagrar a nossa possibilidade de as ter. E de as rever, e aprender e de nos redefinirmos. Quem cultiva a não opinião vivencia apenas a capacidade de viver. Mas isso também fazem as anémonas. Acima de tudo não haja receio em apontar o melhor, o bom, mesmo que fuja ao registo tão português, o eterno especialista em encontrar o pior em cada um de nós.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ó Márinho,

Tanto esforço (quasi)eloquente para chamares macacóide a alguém. Qualquer taberneiro macacóide tem a eloquência suficiente para determinar que este é melhor que aquele e que aquele é que é o melhor deles todos. Este tipo de avaliações ainda que apoiadas nos "mais avançados métodos cientificos" estão ao alcance de qualquer símio, pois não necessitam de grande esforço mental ou capacidade transcendental para avaliar a realidade e pensar o impossivel. Definir e afirmar que este é o melhor do mundo está ao alcance de qualquer banal e pouco original mortal. Permite-me que de diga que te falta uma grande experiência, aquela: "A grande experiência...", que divide estes e aqueles, sem definir que uns são melhores que os demais. Falas com demasiada "certeza" do que não sabes, falas com demasiada "certeza" do que não vês, falas com demasiada "certeza"do que não podes ter sentido. Falas das calhamassas gigandandentes sem nunca as teres surfado. Falas de cloud9 sem nunca lá teres ido. Imaginas que será como afirmas que é, mas na realidade não sabes se assim o será. Liberta-te de um pensamento pré-formatado ditado por algum pseudo mestre do bb nacional e vai vive uma Grande Experiência, seja ela qual for, e depois volta. Talvez quando voltares percebas que muito do que dizes e escreves não era bem assim.

Atenciosamente.

Anónimo disse...

Subscrevo. E já agora, um astrofísico não pode escrever sobre a Lua. Porque não esteve lá! E um paleontóloo sobre dinossauros porque, sabes porquê? porque nunca viu nenhum vivo.

A conversa não é comigo mas podia ser. O problema de um auto-proclamado empirista um pouco arrogante como a maior parte deles, é que desvaloriza o conhecimento que não seja o deles. E o meu amigo já surfou o quê? E tirou essas grandiloquentes conclusões?

Parabéns

Anónimo disse...

Subscrevo. E já agora, um astrofísico não pode escrever sobre a Lua. Porque não esteve lá! E um paleontóloo sobre dinossauros porque, sabes porquê? porque nunca viu nenhum vivo.

A conversa não é comigo mas podia ser. O problema de um auto-proclamado empirista um pouco arrogante como a maior parte deles, é que desvaloriza o conhecimento que não seja o deles. E o meu amigo já surfou o quê? E tirou essas grandiloquentes conclusões?

Parabéns

Anónimo disse...

eheh, o sacerdote e o sacristão. será algum culto? isto também merece uma resposta personalizada. até já.
respeitosamente
hugo

Anónimo disse...

Porra, meu caro, não sei se percebeu mas estava a ser irónico. O "sacerdote" sim, mas aqui o sacristão concorda com o meu amigo.

Mas não se habitue ;)

Anónimo disse...

mr charles estava-me a referir ao digno carlos m, cujo relativismo espiritual o youknowu veio em tão celere defesa.

Anónimo disse...

Ok, esclarecido. Mas sim,um culto fundamenlista, creio eu...

Anónimo disse...

pa... grande discussão que aqui vai! pelo que percebi discute-se o que é "o melhor do mundo", se é possivel eleger um "melhor do mundo"...lolol ou seja fala-se para não estar calado... loloolol! Pá na opinião dele, e baseado no que viu...ele acha o ben o melhor bodyboarder do mundo! Agora se tá algum talento escondido ali pos lados da cruz quebrada ou assim já não se sabe....!

A minha opinião é só esta... FDX lolllolo não compliquem!

Jp