Muitas vezes o nosso país é erroneamente visto como atrasado ou com um certo desfasamento em relação a outros maiores e mais preponderantes. Na produção de vídeos por exemplo é com tristeza que vejo projectos como os da boa onda ou da no fraangos enxertados ao nascimento por razões que em nada se prendem com talento, os riders ou as ondas portuguesas. Se estes colectivos tivessem o incentivo para lançar um filme por ano como se vê noutras paragens, quem sabe o que andaria por aí?
Custa ver que portugal se tornou uma espécie de balcãs da pirataria, e acima de tudo o despudor com que se pedem e disponibilizam filmes, (alguns deles ainda nem sequer em circulação) mesmo em frente ás barbas de quem gasta couro e cabelo para os fazer.
26 comentários:
Tem toda a razão, amigo. Ainda no outro dia tive me insurgir com um gajo que pedia para lhe disponibilizarem o "Fire" do tio Mike num desses sites de pirataria. Os Waldron Bros. já anunciaram que o Ben Player Project é o último filme deles (espero que não), o Chris White já enterrou a câmara e os que insistem...
Direitos de autor parecem ser uma cena do passado. E mal. Não é questão tecnológica, é de princípios e de educação. Trabalhar de graça começa a ser legítimo na cultura dominante.
Ah, o pedido do animal foi feito num blogue nosso conhecido...
Só para que conste. Fui eu que perguntei por onde andava o Fire ... e entretanto até já o encomendei. Nos filmes de BB, aplico a mesma regra que nos cd's. Vejo, se gosto compro. Se for português ainda compro com maior facilidade...
n gasto um centimo em filmes nem em música. free culture
www.projectfree.tv
Nesse caso, as minhas desculpas. Mas infelizmete, a regra nos dias que correm não somos nós, daí o meu comentário injusto.
Nesse caso, as minhas desculpas. Mas infelizmete, a regra nos dias que correm não somos nós, daí o meu comentário injusto.
Então ajudem-me...
Quero comprar o Fire e o Antipodas. Onde posso comprar, podem deixar o link?
tlai
isso equivaleria a ires a um restaurante e apenas pagar se gostasses da comida.
PS: tlai, o fire está a venda em muitos sites internacionais. O antipodas provavelmente não vai sair, pelas razões óbvias que não levam ninguém a fazer filmes hoje em dia, isto é o produtor está a pagar para os outros verem o seu trabalho.
anónimo que não pagas para ver filmes diz-me em que é que trabalhas pois eu posso talvez precisar de alguma coisa de ti, for free claro.
Bom, esta questão da pirataria tem muito que se lhe diga...
Em primeiro lugar deixemo-nos de ser santos e quem nunca descarregou um filme ou uma série da internet que mande a primeira pedra... Ninguém? Bem me parecia...
Evidentemente que o fenómeno da pirataria prejudica aqueles que produzem os filmes, pois vêm o seu esforço violado repetidamente, vezes sem conta... Não me parece justo.
Qual a solução para impedir a pirataria? Será que passa pela moralização da coisa? "Epá, não vamos copiar filmes de bb portugueses"... Não me parece que vá dar resultado...
Existem outras opções? Penso que sim... Eu se fosse produtor de filmes de bb apelava a uma coisa que se chama "product placing" isto é tentava angariar patrocínios através da colocação de produtos filmados depropositadamente e inseridos no filme.
A angariação de patrocínios directos é outra solução complementar que ajuda e muito aos custos de produção...
Entendo que este deva ser o caminho a seguir, pois de momento é impossível impedir a pirataria...
Se as grandes produtoras de Hollywood não conseguem, o pequeno produtor de filmes também não conseguirá...
A venda directa do filme a canais de televisão é outra das hipóteses que não merece ser descurada...
Abraços
Para que conste, não sou "nenhum" dos anónimos lá de cima... ;)
E os links para comprar o Fire?
tlai
www.mikestewart.com ta ai :)!
O anónimo sou eu!
Num restaurante eu escolho o que vou comer. Se a comida vier estragada, mando para trás. E num filme? Arrisco, pago 20€ e levo com hora e meia realizada por um pós adolescente em ondas da costa da caparica?? Cheio de miudos a saltarem para cima de arbustos e outras parvoices? Humm...
Cocas
O anónimo sou eu!
Num restaurante eu escolho o que vou comer. Se a comida vier estragada, mando para trás. E num filme? Arrisco, pago 20€ e levo com hora e meia realizada por um pós adolescente em ondas da costa da caparica?? Cheio de miudos a saltarem para cima de arbustos e outras parvoices? Humm...
Cocas
Da-se, se soubesses que eras tu, não tinha pedido desculpas :P
PS: Nunca descarreguei filmes nem álbuns da net de graça.
PS2: Otário? Acho que não.
Charles, deves ser único no mundo da internet... ;)
É inevitável nos dias de hoje... Eu já fiz... E o mais caricato é que a lei portuguesa não considera que estou a contrafaccionar, pois a contrafacção só é punível se tiver como fim o comércio...
É claro que era o Cocas... Para além dele só anda aqui o Charles, o TLai, o hugo marinho e eu... LOL
Pensei que era óbvio! Eh eh eh
Charles e a quantidade de cd's que me pedes para te gravar? Humm? E a aquela frase: "Encomendaste o Fire? Fixe. Grava para mim."
Meus amigos, produto nacional de QUALIDADE terá sempre os meus euros. Eu até vou encomendar uma Refresh ...
Cocas aka Criminoso do download
Pensei que era óbvio! Eh eh eh
Charles e a quantidade de cd's que me pedes para te gravar? Humm? E a aquela frase: "Encomendaste o Fire? Fixe. Grava para mim."
Meus amigos, produto nacional de QUALIDADE terá sempre os meus euros. Eu até vou encomendar uma Refresh ...
Cocas aka Criminoso do download
Da-se. Um reles DVD que não consegui arranjar em lado nenhum! Prendam-me. E o Fire, também te disse que era para encomendares 2. Mas vamos estar aqui a lavar roupa suja em público? As tuas cuecas estão muito mais cagadas que as minhas, tem cuidado :P
Quando o tlai encomendar o dele vou pedir emprestado... A vida está cara ... Culpem a administração da creche da minha filha que me cobra 300 e tal euros por mês...
amigos, a inevitabilidade de uma coisa nada tem a ver com o facto de ser ou não defensável, certo? é disto que se trata, de defender ou não a divulgação em massa de filmes portugueses (em especial os recentes), não de "acabar" com a pirataria.
quanto à cultura do "free", é cínica pois impõe sob chantagem uma ditadura a alguém. Priva os criadores da liberdade de decidirem o que querem fazer com o seu trabalho. Obriga-os a "partilhar" de forma quase espoliatória e instantãnea a sua arte.
a "pirataria" tem diversas facetas e algumas delas até tenho pejo em classifica-la dessa forma. Como por exemplo a divulgação de filmes mais antigos com os quais os autores já não esperam receber qualquer retorno. Ou seja sem valor comercial para ambas as partes. A compra em conjunto também me parece perfeitamente lícita e já a fiz diversas vezes.
O que é revoltante é como vem a suceder que o pirata seja concorrente do próprio autor, com lançamentos simultâneos e publicidade a condizer!
grande abraço aos meus 4 leitores
hugo
Só para que conste! o FIRE está a chegar muito brevemente, através da GROSAL! Quanto ao assunto aqui discutido...é por essas e por outras que muita gente está a deixar de fazer filmes! O bodyboard é uma industria mt pequena...! Claro que não vou ser hipocrita e tb eu tenho muitos filmes gravados...mas tb muitos que comprei e sem arrependimento! e tal como alguem aí falou...os tugas compro sempre!
joão
Não será com o consumo interno que os filmes de bb vão se safar... Não é pelo facto de serem filmes não tugas que torna lícito o download. Existem outras formas de ganhar dinheiro com os filmes e não pela venda individual do dvd...
Bruno
Só para deixar ciente que há mais leitores do "Conversas do Mar" ...
Cumps.
Diogo
Enviar um comentário