Homens da água

Este post vem a propósito de duas coisas, 1ª (e ainda não mencionei o facto por ter estado em foco em todo o lado), de Mike Stewart ter sido eleito waterman do ano pela Quicksilver, uma marca de surfwear que não apoia o boogie(declaradamente anti). E a 2ª a propósito do post anterior.
Ambas são sintomáticas de uma realidade inatacável e digo isto de forma desiludida, o espírito waterman está hoje em dia praticamente cingido ao bodyboard. Não faltam relatos e exemplos do que estou a falar, inclusive em Portugal. A título de exemplo digo-vos que o porkito este ano até chegou a algumas finais do cicuíto da figueira em...surfe. Outros exemplos ha de bodyboarders que dominam o longboard, skimming, bodysurf.. Para quem não sabe e é uma palavra tão bonita para ser usada que até já fazem prémios com ela, waterman implica fazer vários desportos. Parece simples mas não é..
Do lado de nuestros hermanos uma cegueira mainstream e comercial perfilha todos os praticantes como ovelhas numa única direcção, o shortboard, privando-os da liberdade de diversão e de alguns neuronios para dizer o menos. Cada um sabe de si...
Para terminar deixo uma citação retirada do site da lmnop, uma marca de bodyboards, e completamente impossível de ver em qualquer sítio comercial do surfe nos dias que correm:

"Crosstraining is the key to staying in the water and becoming the complete waterman.. Stand up paddle surfing, surfboard, longboard, fish, tow-in surfing, and of course BODYBOARDING!"

na foto o hawaiano Nelz "vellocity" vellocido

2 comentários:

Anónimo disse...

estes tipos sao tao inocentes que deixam transparecer aquilo que realmente pensam. è um site de pranchas de bodyboard por amor de deus. dá gosto de ver isto e ser boogie nos dias que correm

Anónimo disse...

a propósito

http://fr.youtube.com/fredcompagnon