os secret spots também se abatem

(foto: Fialho)

2005- sai na vert uma foto de joão andré sem qualquer indicação ou nome.
2007- saiem na vert algumas fotos com a indicação secret spot.
2007- é publicada uma reportagem de tow-in com Tiago Pires e José gregório em vários sites e revistas com a indicação "entre o estoril e a figueira da foz".
2008- é difundida uma reportagem no Jornal da noite da sic com tow-in e diversos surfistas internacionais com a indicação "onda na Lourinhã".
Março de 2008- Uma revista nacional de surfe publica fotos de sessões de tow com a indicação Peralta.

11 comentários:

Pedro disse...

onde??? eheh
é triste, mas já aguentou uns bons anos como secret...

Anónimo disse...

o gregório deve estar triste com tudo isto...

Faustino

Planeta a cores disse...

lembro-me bem desse historial. é triste ver secret spots com indicação de tabuletas, como se vê hoje na zona de sagres.

Anónimo disse...

Do irónico ao mais sério

O irónico:
2005- sai na vert uma foto de joão andré sem qualquer indicação ou nome.

...

Março de 2008- Uma revista nacional de surfe publica fotos de sessões de tow com a indicação Peralta.

Março de 2008- O blog Conversas do Mar faz o mesmo que a referida revista e divulga o tal nome da onda. (mas agora já não faz mal, pois a tal onda passou a ser nacionalmente conhecida - penso que será este o argumento.)

O mais sério:
Como já sabes sou totalmente contra a divulgação das Ondas, pincipalmente das desconhecidas. Ao ler este teu texto noto alguma vontade de ilibar a Vert e de culpabilizar os "artistas do Surf". Do meu ponto de vista todos são igualmente culpados pelo abate deste secret, pois quem quer manter segredos simplesmente nem sequer fala deles. Penso que é a atitude mais inteligente nestes casos...tudo o resto cheira-me a uma certa hipócrisia.

Fica-me a dúvida se a tua indignação face a este assunto (a qual partilho totalmente), também seria expressa desta forma, se a reportagem no Jornal da noite da sic, fosse protagonizada por alguns(dos muitos) BBers nacionais e internacionais com vontade insaciável de mediatismo.

Por muito que se queira separar as àguas neste assunto, não me parece que seja possivel e a diferença fica apenas em tentar descobrir qual destes tristes protagonistas (os de surf ou os de bb) é o pior, ficando a certeza (pelo menos para mim) que de bom, pouco ou nada têm.

Anónimo disse...

amigo homem do mar, a avaliação moral dos acontecimentos deixo-a, como entendeste, ao critério de quem lê o post.

hugo

Pedro disse...

eu acho a melhor maneira de preservar um secret é nem sequer la´surfar...assim quem olhar não ve ninguem no mar......e nem dizer á mãe nem ao amigo de surfada de sempre, não vá o diabo tece-las.........ahh e ja agora, se nao aguantarmos e formos la surfar, entrar no mar 2 kms mais a norte/sul e ir a remar!!! báaahhh

eu acho mesmo muito mal estragar um secret..mas sinto-me culpado por gostar de ver as fotos e imagens desses picos..se calhar essa é a parte de culpa que toca à maior parte de nós!!!!!

Anónimo disse...

eu sinto-me culpado de gostar de surfar...assim faço crowd aos outros surfistas/bodyboarders que estão na água.

fhummm

Anónimo disse...

Quem quer manter um secret limita-se pura e simplesmente a surfá-lo sem fazer grande alarido. Desta forma limita ao máximo as possibilidades de se tornar conhecido e massificado.

Quem quer manter um secret não convida fotografos, que na maior parte das vezes nem sequer surfam e estão apenas numa de ganhar umas coroas.

Quem quer manter um secret "pede delicadamente" aos fotografos e afins que não publiquem fotos dessa Onda.

Comparando as Ondas a um tesouro, só alguém pouco esperto iria revelar publicamente que teria descoberto uma caverna cheia de ouro e diamantes (materialmente comparando).

Há sempre os que têm mais olhos que bariga e que, como diria alguém, não sabem surfar de boca fechada.

O mais ridículo é serem os responsáveis (ou coniventes) pela divulgação de uma Onda a virem queixar-se das sua massificação.

Actualmente há que entender como as coisas funcionam e com base nesse entendimento limitar ao máximo as consequências indesejadas.

De que serve alguém queixar-se se na prática nada faz para evitar aquilo de que se queixa?

Anónimo disse...

Homem do mar. Concordo plenamente contigo...mas depois dessa conversa por favor retira a foto que tens - "Algures por ai, num dia muito especial em véspera de aniversário. Algures por ai..."

pode ser que eu descubra onde isso é!

O caçador de ondas desconhecidas

Anónimo disse...

Anónimo,

Não sei porquê, mas acho que este assunto do abate dos secrets não têm grande importância para ti. Talvez nunca tenhas descoberto algum, talvez tudo seja igual para ti e por isso igualmente insignificante. Talvez até nem surfes...mas como não sei quem és não vou especular.

Em relação à foto que referes, talvez nem seja eu, talvez essa onda já nem exista, talvez seja guardada por ferozes locais que afastam toda e qualquer pessoa que não a saiba respeitar (sim, porque tal como as pessoas, as Ondas são merecedoras de respeito), talvez seja uma Onda banal e conhecida de todos. Talvez...

Felizmente não me oriento por esse "talvez" indefnido e tenho algumas certezas, a que normalmente se chama convicções.

Numa sociedade em que o normal é encolher os ombros e optar por não ter grandes preocupações...o resto já se sabe e não vale a pena voltar a referir.

Vou tirar a foto, pois não quero que a vejas.

Mr Charles disse...

Dica: Não divulguem os vossos spots e ignorem o Homem do Mar. Caso contrário nunca mais vos larga e vem pregar, pregar, pregar ... Tenham medo, muito medo.
Cocas